sábado, 17 de março de 2012

Engenheiros iniciam instalação de aparelho de radioterapia em Feira de Santana

O engenheiro Steve Martin, que mora na Inglaterra, veio ao Brasil com a finalidade de instalar o acelerador. Ele disse que apesar da complexidade, o aparelho é seguro e quase não apresenta defeitos. Cerca de 25 aceleradores já foram instalados por ele em vários países.
17/03/2012 06:05
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letraDiminuir letra
Ney Silva/Acorda Cidade |Aparelho de radioterapia da Unacon

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade |Aparelho de radioterapia da Unacon

Engenheiros começam instalar aparelho de radioterapia na Unacon de Feira de Santana

Dois engenheiros um de São Paulo e o outro da Inglaterra da empresa Elekta Equipamentos Médicos iniciaram a instalação do Acelerador Linear - equipamento para aplicação de sessões de radioterapia - na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Feira de Santana).


De acordo com os engenheiros o equipamento deverá entrar em funcionamento para atender o público em 60 dias. na sala onde o equipamento está sendo montado foram gastos quase R$ 2 milhões. A parceria envolve a Santa Casa de Misericórdia, Governo do Estado e Governo Federal. O Acelerador Linear deverá atender pacientes de 250 municípios da Bahia.


As peças do acelerador estão sendo instaladas pacientemente pelo engenheiro eletrônico Paulo Pinho. Ele explicou que os trabalhos estão indo muito bem, mas reconhece que o processo de instalação é muito difícil e requer dedicação. “Em três ou quatro semanas vamos iniciar os testes, mas a parte relativa a infraestrutura está bem adiantada", afirmou.

Depois dos testes o aparelho vai passar por inspeções da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), Vigilância Sanitária, físicos entre outros profissionais.
O engenheiro Steve Martin que mora na Inglaterra veio ao Brasil com a finalidade de instalar o acelerador. Ele disse  que apesar da complexidade, o aparelho é seguro e quase não apresenta defeitos. Cerca de 25 aceleradores foram instalados por ele em vários países.

 
O médico oncologista Augusto Mota (a direita), que é coordenador da Unacon, informou que existe uma equipe técnica preparada para começar a atender o público assim que o aparelho for liberado. “Feira de Santana tem uma equipe formada por médicos, radioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais em condições de operar a máquina", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário