quarta-feira, 28 de março de 2012

Emergência do Hospital Clériston Andrade será ampliada e reformada

Obras devem ter início ainda neste ano com finalização prevista para o ano que vem

Divulgação

 
Através de publicação no Diário Oficial da Bahia deste final de semana (17 e 18 de março) o Governo do Estado tornou pública uma das movimentações rumo à requalificação das dependências e atendimento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana.
 
A unidade, referência para mais de 126 cidades baianas, terá sua emergência reformada e ampliada e para isso tem pré-projeto aprovado pelo Ministério da Saúde. Por isso, foi publicado no D.O. o aviso de licitação para contratação de projeto complementar destinado às ações em hidráulica, elétrica e climatização da emergência, indispensáveis neste processo. Os interessados em participar do processo licitatório podem obter outras informações com a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – SUCAB, através dos telefones (71) 3115-6596 e 3115-6126.
 
Estas obras compõem as ações do projeto Qualificação da Atenção à Saúde (QualiSus), do Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Estado, que tem por objetivo levar humanização, acolhimento (com capacitação de funcionários para abordagem de pacientes) e qualificação de risco (mensuração de tempo de atendimento e classificação de complexidade para encaminhamento aos serviços de saúde disponíveis e, consequentemente, diminuição do tempo de espera).
 
Vale lembrar que a cidade está prestes a contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), orçada em R$ 3,5 milhões, a ser integrada ao Clériston Andrade, funcionando com uma porta de entrada e de triagem para os pacientes que precisem do atendimento mais especializado no Hospital.
 
“Isso nos dará, inclusive, possibilidade de referenciar e redimensionar a emergência do Clériston”, comenta o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Neto (PT).
 
De acordo com Bruna Faria, diretora de Obras e Projetos em Saúde da Secretaria Estadual de SaúdeSesab, outros pontos de extrema importância não ficarão de lado nesta articulação entre os Governos Wagner e Dilma em prol de melhorias em saúde à população de Feira de Santana e região: a reforma total da Lavanderia, a ampliação do abrigo de resíduos do hospital e do Serviço de Prontuário de Paciente (S.A.M.E), por exemplo. Além disso, segundo Bruna, existe projeto, aprovado pelo MS, para troca do piso de toda a unidade e a requalificação do acesso ao Anexo. Equipamentos também devem ser adquiridos com verba do QualiSus.
 
 “Observo que, com a execução dos projetos, a humanização no atendimento alcançará não apenas os pacientes, mas seus acompanhantes. Isso significa um ganho enorme para a população”, conclui Neto, sempre atento às causas de Feira de Santana. Bruna Farias informou que as obras devem ter início ainda neste ano com finalização prevista para o ano que vem. As informações são da assessoria do deputado estadual Neto.
 
Confira edital na íntegra:
 
AVISO DE LICITAÇÃO Nº 028/2012 – TOMADA DE PREÇOS Nº 013/2012 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO/SUCAB.
 
Tipo Técnica e PreçoAbertura: 24/04/2012 às 15:00 h – Objeto: PROJETOS DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS EMERGÊNCIAS DOS HOSPITAIS CLÉRISTON ANDRADE EM FEIRA DE SANTANA (LOTE 01) E LUIZ VIANA FILHO EM ILHÉUS (LOTE 2), NESTE ESTADO DA BAHIA.
 
Local: 3ª Avenida nº 390, Plataforma IV, na Sala de TreinamentoSubsolo da SUCAB, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia.
 
Os interessados poderão obter informações e/ou o Edital e seus anexos ao preço de R$100,00 (cem reais), mediante apresentação da comprovação de DEPÓSITO IDENTIFICADO (obrigatoriamente em espécie), efetuado no BANCO DO BRASIL - Agência nº3832-6, conta nº 991.857/4 – SUCAB, constando o nome e o nº do CNPJ da empresa, naAvenida nº 390, Plataforma IV, 2º andar, sala nº 07, Ala Norte, CAB, Salvador-Bahia, de segunda a sexta-feira, das 8h.30min. às 12:00h e das 13h.30min. às 17h.30min. Maiores esclarecimentos através dos telefones (71)3115-6596 e 3115-6126.
 
Salvador-BA, 16/03/2012. Paulo César Nogueira Fernandes//Coordenador de Licitação.

Um comentário:

  1. Espero que isso aconteça mesmo porque estou com minha mae iternada no hgca, ja faz 20 dias ela está na emfermaria eo vaso sanitario está solto em cima do piso eas fezes estao boiando por cima do piso as pessoas pisam e saem levando os degetos nos pés, mais sabe o q é isso má administraçao, eu vou ter que colocar uma luva comprar uma cola e colar o vaso, falei com a administraçao fizeram de conta q nao ouviram.

    ResponderExcluir