sábado, 25 de fevereiro de 2012

Criança de 6 meses está com suspeita de coqueluche, dizem médicos

Secretaria de Saúde diz que 6 casos foram registrados em Salvador neste ano. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Reprodução/TV Bahia

A coqueluche, uma doença que parecia estar sob controle voltou a aparecer. Somente neste ano, a Secretaria de Saúde do município de Salvador notificou quatro casos que poderiam ter sido evitados com a vacina, que é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

O caso mais recente é de um bebê de seis meses que está internado com suspeita da doença. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Foi no posto de saúde do bairro de São Marcos que Ágata ficou internada durante dois dias com suspeita de coqueluche. A criança aguardava transferência para o hospital Couto Maia. Nesta sexta-feira (24) a mãe da criança fez uma denúncia: ela teve que comprar um medicamento receitado pelo médico porque ele estava em falta no posto de saúde.

‘A unidade que me passou a receita disse que me falou que eu tinha que procurar esse remédio. Foram dois medicamentos e eu comprei um, que custou R$ 12,60”, contou Valdirene dos Santos. Logo após, ela recebeu da Secretaria de Saúde, o valor gasto com a compra do medicamento e a criança foi transferida para o Hospital Couto Maia.

Ela foi avaliada. Fez exames físicos e de laboratório. Após receber atendimento médico, a menina foi levada de volta para o posto de saúde onde estava internada. Segundo os médicos, ela não ficou no hospital Couto Maia porque o estado de saúde não é grave e para evitar contaminação, que o local recebe pacientes com doenças infectocontagiosas. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário