segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Parar de comer gordura pode fazer mal para o organismo

Carência favorece a oxidação de carboidratos e pode levar à exaustão precoce

Publicidade
Dietas pobres em gordura podem prejudicar o desempenho no dia a dia ou mesmo no treino físico. A sua carência favorece a oxidação de carboidratos (glicose, glicogênio, reserva energética presente no fígado e nos músculos). Isso pode levar à exaustão precoce.
Os nutricionistas recomendam a ingestão de gorduras poli-insaturadas, encontrada no salmão, e monoinsaturadas, existentes no azeite de girassol, nozes, castanhas e amêndoas.
Os exercícios prolongados, de alta intensidade interferem no sistema imune, e os ácidos graxos ômega-3 nos protegem desse efeito. A carência de gorduras na dieta provoca a deficiência das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K).
Nas mulheres pode ocorrer redução de hormônio estradiol, o que altera o ciclo menstrual. A ingestão das gorduras poli e monoinsaturadas também aumentam o bom colesterol (HDL), reduzem o ruim (LDL) e os triglicerídeos.
As gorduras precisam estar acompanhadas de proteínas e carboidratos.

WikiLeaks: médicos estimam que
Chávez tem de um a dois anos de vida

Presidente venezuelano está em Cuba para tratar uma lesão na região da pélvis

chávez, raul castro, 700Marcelo García/Palacio de Miraflores/EFE
Ao lado de familiares, Chávez é recebido em Cuba pelo presidente Raúl Castro

Publicidade
O WikiLeaks anunciou nesta segunda-feira (27) que começou a publicar mais de cinco milhões de emails confidenciais da Stratfor, empresa privada norte-americana de inteligência e análise estratégica. Entre os documentos, há detalhes de inteligência sobre a saúde do presidente venezuelano Hugo Chávez, que está atualmente em Cuba para uma nova cirurgia. Segundo os documentos, Chávez teria entre um e dois anos de vida.
Para médicos, Chávez tem possibilidade de se curar de câncer
Raúl Castro recebe Hugo Chávez no aeroporto de Havana
Chávez viaja para Cuba pedindo ajuda a Deus e rodeado de seguidores
De acordo com os e-mails vazados hoje pelo WikiLeaks, datados de dezembro do ano passado, o tumor de Chávez teria começado a crescer próximo da próstata e se espalhado pelo cólon, o que teria causado uma confusão sobre o tipo de tratamento.
- Uma fonte confiável explicou que o câncer se espalhou pelos gânglios linfáticos, medula óssea e coluna vertebral, ou seja, é muito sério.
Ainda de acordo com a troca de e-mail de funcionários da empresa privada norte-americana de inteligência, o presidente venezuelano é acompanhado por duas equipes, uma cubana e outra russa, e ambas estão em conflito.
A equipe russa teria acusado a cubana de ter cometido erros na primeira cirurgia, de retirada do tumor. Ainda segundo os documentos, uma segunda cirurgia teria sido feita pelos russos basicamente para corrigir os erros dos cubanos. Oficialmente, o governo venezuelano declarou que foi realizada somente uma cirurgia.
- Os russos reclamam que os cubanos não têm um tratamento (sic) de imagens adequado para tratar Chávez. O diagnóstico médico dos cubanos é de dois anos. Já o diagnóstico russo, em razão do equipamento médico inadequado, é de menos de um ano [de vida].
Segundo a fonte citada nos e-mails, a equipe médica reclamaria que o presidente venezuelano é “um paciente difícil”.
- Ele não ouve os médicos e interrompe o tratamento para fazer aparições públicas.
Exemplo disso é que Chávez teria interrompido o tratamento quimioterápico para ir ao evento da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos), cuja cúpula de fundação estava prevista para julho e acabou sendo realizada nos primeiros dias de dezembro em Caracas.
Informações oficiais sobre Chávez
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi submetido a uma cirurgia na capital cubana em 20 de junho para a retirada de um tumor maligno na pélvis, onde também recebeu os dois primeiros tratamentos de quimioterapia, em julho e agosto. Os médicos não revelaram o tipo de câncer de Chávez. Em outubro passado, ele declarou que estava livre do câncer.
Mas o venezuelano voltou este final de semana a Cuba para realizar mais uma cirurgia. Chávez declarou na semana passada que tem uma lesão de dois centímetros na mesma região pélvica de onde os médicos removeram o tumor em junho.
Wikileaks
O ativismo do site WikiLeaks, ONG sediada na Suécia, ganhou notoriedade neste ano com o vazamento de documentos confidenciais da maior potência do mundo: os Estados Unidos. A escalada de polêmicas começou em abril, ao divulgar na internet vídeos de civis iraquianos sendo mortos durante um ataque aéreo das forças militares americanas.
Desde então, os textos publicados constantemente pela organização expôs os EUA de diferentes formas: desde o seu envolvimento nas guerras do Afeganistão e Iraque, o trabalho da CIA (inteligência americana), aos relatórios confidenciais da diplomacia.

Mas o WikiLeaks não estampou o noticiário internacional apenas por causa dos vazamentos. Há uma enorme polêmica em torno de seu fundador, o australiano Julian Assange, que diz receber ameaças de morte e, ao mesmo tempo, é acusado de estupro e agressão sexual na Suécia.
Assange atualmente está na Grã-Bretanha e tenta evitar uma extradição para a Suécia, país que quer interrogá-lo pelos quatro supostos crimes sexuais.
O WikiLeaks teme que, caso Assange seja extraditado para a Suécia, Estocolmo o envie aos Estados Unidos.

Menstruação Sincronizada: o que é

A menstruação sincronizada pode acontecer em mulheres que trabalham ou convivem por um longo período juntas.

 

397992 menstruacao Menstruação Sincronizada: o que é
A menstruação sincronizada é um fenômeno ainda em estudo
Menstruação é a causa fisiológica do período fértil da mulher, que se dá caso não haja a fecundação do ovócito, permitindo a eliminação periódica, do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Essa descamação é acompanhada de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. Este fenômeno ocorre, em média, de 28 em 28 dias, e tem uma duração de 3 a 7 dias.

A menstruação sincronizada

Também conhecida como sincronia menstrual, relatado em 1971, em que os ciclos menstruais de mulheres que viveram juntas (como em casas e prisões e conventos e bordéis e dormitórios, ou quartéis), teriam de se sincronizar ao longo do tempo. A existência de sincronia menstrual ainda não foi definitivamente estabelecida e estudos que a investigam têm sido controversos. A descoberta sobre a menstruação sincronizada foi realizada pela psicóloga Martha McClintock, em 1971.
397992 Menstruação pode ser menos intensa Menstruação Sincronizada: o que é
A menstruação é o resultado da ação hormonal feminina
Os ferormônios são odores não captados pelo olfato humano que são exalados naturalmente pelo corpo. No reino animal, eles são responsáveis pelo “efeito macho”, quando após sentirem o odor do macho, todas as fêmeas entram no cio na mesma época para aumentar a reprodução. Em vez de atuar no próprio organismo, agem no da outra pessoa.
Depois de perceberem a sincronização dos ciclos menstruais entre colegas de dormitório da faculdade, uma pesquisa sobre o assunto surgiu na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Cientistas deixaram o cheiro (pelo suor) de uma mulher perceptível ao olfato das outras participantes. No fim dos estudos, a maioria delas menstruava na mesma época.
Para se considerar a existência de sincronização os autores utilizam o chamado índice de sincronia. Esse é a medida da diferença entre o tempo entre os inícios das menstruações das duas mulheres e ¼ do tempo médio entre duas menstruações dela. Por exemplo, em um ciclo médio de 28 dias, o valor esperado para a diferença entre os inícios das menstruações é de sete dias (¼ do ciclo) e se o valor encontrado for de cinco dias, é considerado que houve sincronia, mesmo que as menstruações das duas mulheres não coincidam em nenhum dia.
397992 mulheres trabalhando Menstruação Sincronizada: o que é
Mulheres que convivem por muito tempo acabam menstruando na mesma época
Assim, é considerado que haja uma tendência à sincronização menstrual em mulheres que convivem demais, mas a sincronização real ainda não foi comprovada.
 

Busca por bancos de sêmen triplica em dez anos

Casais heterossexuais representam 70% dos pedidos mensais

O desequilíbrio entre a oferta de sêmen e a procura pelo material nos bancos de esperma da cidade pode ameaçar o sonho de ver a família crescer no caso de gente que depende da técnica para gerar um bebê.
Se a busca por gametas de homens desconhecidos triplicou nos últimos dez anos, encontrar doadores férteis o bastante para participar de uma inseminação ficou difícil.

O panorama dos bancos de esperma da capital, um recurso que possibilita à mulher a chance de se tornar mãe mesmo sem ter um companheiro fértil, foi traçado pelas três principais unidades de São Paulo, as mais importantes do País, a pedido do Jornal da Tarde.
"Há dez anos o número de solicitações por mês era de 40 amostras de sêmen para fertilização assistida. Hoje, enviamos, mensalmente, em torno de 120 para todo o Brasil", afirma Vera Beatriz Fehér Brand, diretora do Pro-seed.
Veja o que precisa para ser doador de óvulos e de esperma 
A procura é semelhante no Criolab, da Clínica Fertility de Fertilização, e no banco da Faculdade de Medicina do ABC  - o único na esfera pública.

Casais heterossexuais ainda constituem o principal público dos bancos de sêmen e representam cerca de 70% dos pedidos mensais.
"A procura de bancos pelos casais heterossexuais é motivada pela alteração seminal irreversível, ou seja, quando o homem é totalmente infértil", explica Edson Borges Junior, especialista em reprodução humana assistida e diretor da Fertility.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Walter Pinheiro

Senador visita centro de formação e treinamento médico na Alemanha

 
Foto: Senador Walter Pinheiro (PT)

Foto: Senador Walter Pinheiro (PT)

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) visitou com executivos da empresa alemã B. Braun, nesta sexta-feira (24), a Aesculap Academy, um centro de formação e treinamento de médicos, em Tuttlingen (Alemanha). Pinheiro acompanhou simulações de procedimentos médicos inovadores, com a utilização de equipamentos sofisticados, a exemplo de uma laparoscopia realizada com ferramental cirúrgico de alta precisão.

“A Aesculap Academy possui renome internacional justamente por promover a troca de experiências, preparando instituições médicas e profissionais para o futuro da medicina. Precisamos ampliar a participação de médicos brasileiros nos programas da academia e promover a cooperação. Temos expertise em terapia celular, ramo da medicina que possui um amplo suporte na Aesculap”, destacou o líder do PT no Senado.

Pinheiro também visitou unidade de produção, com alta tecnologia, de ferramental cirúrgico e próteses da B. Braun, considerada uma das fábricas mais modernas de toda Europa.

Menina de 5 anos não consegue diagnóstico de doença no Hec por falta de tomógrafo

Segundo a mãe dela, Nilzélia Borges, a garota está com desmaios constantes e até agora a doença não foi diagnosticada pela falta do exame no Hospital Estadual da Criança.

Ney Silva/Acorda Cidade |Nilzélia Borges, mãe da menina


Uma menina de 5 anos, internada desde a última quinta-feira (23) no Hospital Estadual da Criança (HEC), está tendo dificuldade para realizar uma tomografia computadorizada. Lívia Nicole da Silva Borges vem tendo convulsões e segundo a mãe dela, a massoterapeuta Nilzélia Borges, a garota está com desmaios constantes e até agora a doença não foi diagnosticada pela falta do exame.

Nilzélia Borges ainda que a filha foi bem atendida pela equipe médica do HEC, mas precisa fazer a tomografia com urgência. O procedimento não é feito no hospital por não haver tomógrafo e o do Hospital Clériston Andrade está com defeito.

Ela informou que a única solução seria fazer a regulação da criança para Salvador ou realizar o exame no IHEF, mas reclama que o HEC não faz nem uma coisa nem outra. “O estado de saúde de minha filha está piorando. É preciso fazer esse exame logo", afirma Nilzélia.

O site Acorda Cidade tentou uma explicação para o caso junto à direção do hospital através da assessoria de imprensa, mas não obteve êxito.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Criança de 6 meses está com suspeita de coqueluche, dizem médicos

Secretaria de Saúde diz que 6 casos foram registrados em Salvador neste ano. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Reprodução/TV Bahia

A coqueluche, uma doença que parecia estar sob controle voltou a aparecer. Somente neste ano, a Secretaria de Saúde do município de Salvador notificou quatro casos que poderiam ter sido evitados com a vacina, que é distribuída gratuitamente nos postos de saúde.

O caso mais recente é de um bebê de seis meses que está internado com suspeita da doença. O resultado que dirá se a criança tem ou não coqueluche sairá em 15 dias.

Foi no posto de saúde do bairro de São Marcos que Ágata ficou internada durante dois dias com suspeita de coqueluche. A criança aguardava transferência para o hospital Couto Maia. Nesta sexta-feira (24) a mãe da criança fez uma denúncia: ela teve que comprar um medicamento receitado pelo médico porque ele estava em falta no posto de saúde.

‘A unidade que me passou a receita disse que me falou que eu tinha que procurar esse remédio. Foram dois medicamentos e eu comprei um, que custou R$ 12,60”, contou Valdirene dos Santos. Logo após, ela recebeu da Secretaria de Saúde, o valor gasto com a compra do medicamento e a criança foi transferida para o Hospital Couto Maia.

Ela foi avaliada. Fez exames físicos e de laboratório. Após receber atendimento médico, a menina foi levada de volta para o posto de saúde onde estava internada. Segundo os médicos, ela não ficou no hospital Couto Maia porque o estado de saúde não é grave e para evitar contaminação, que o local recebe pacientes com doenças infectocontagiosas. As informações são do G1.

Dengue: mais de 400 casos notificados e 70 confirmados em menos de dois meses

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice estrela, disse que Feira de Santana não está entre os municípios que correm risco de epidemia, mas faz um alerta a população para tomar alguns cuidados.
O Ministério da saúde preconiza que o índice de Infestação Predial (IIP) da dengue seja de até 1%, mas em Feira de Santana, mais de 10 bairros estão com índices muito acima do determinado.

Clique aqui para ampliar
De acordo com um levantamento da vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, entre janeiro e dezembro de 2011 foram notificados 4.673 casos de dengue com 1.303 confirmados e nenhum óbito.
Neste ano, de 1º de janeiro até ontem (24) houve a notificação de 426 casos e a confirmação de 70, dentre os quais um foi de dengue do tipo grave.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice estrela, disse que Feira de Santana não está entre os municípios que correm risco de epidemia, mas faz um alerta a população para tomar alguns cuidados.
“ A cidade não corre riscos, mas estamos fazendo um trabalho diferenciado e pedimos a população que combata a dengue todos os dias, porque qualquer recipiente que possa acumular água pode se tornar num criador do mosquito” informa a coordenadora lembrando que com o forte calor os ovos do mosquito nascem com mais facilidade.
“A probabilidade de ter mais mosquitos no verão é bem maior”, continua. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ministério da Saúde

MS prevê redução de mortalidade materna no Brasil

 
Foto: Deputada Graça Pimenta (PR)

Foto: Deputada Graça Pimenta (PR)

Dados do Ministério da Saúde (MS) de 2011 apontam que o Brasil deve registrar a maior redução na mortalidade materna dos últimos dez anos. No primeiro semestre do ano passado, foram notificados 705 óbitos por causas obstétricas, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram registradas 870 mortes. A deputada estadual Graça Pimenta (PR) ressalta queda no índice de óbitos.
Graça Pimenta salienta que é preciso que a gestante seja acompanhada durante toda a gravidez com o pré-natal, para que a criança tenha um nascimento tranquilo e saudável. “Muitas mães adiam o acompanhamento ou mesmo não o fazem por diversos fatores, dentre eles a gravidez indesejada”, afirma.
De 1990 a 2010, a mortalidade materna no Brasil caiu pela metade - de 141 para 68 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos (NV). A redução foi puxada pela melhoria no atendimento às gestantes, que implicou diminuição em todas as causas diretas de mortalidade materna: hipertensão arterial (66,1%); hemorragia (69,2%); infecções pós-parto (60,3%); aborto (81,9%); e  doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto ou puerpério (42,7%).

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Segurança e Saúde apresentam redução de 16 a 17% de ocorrências neste Carnaval

A informação foi anunciada pelo governador Jaques Wagner durante coletiva realizada nesta quarta-feira

Em coletiva realizada nesta manhã de quarta-feira (22), o Jaques Wagner anunciou que houve redução de 16 a 17% das ocorrências em Segurança e Saúde neste Carnaval. "Conseguimos realizar um Carnaval melhor com relação aos indicadores de Segurança, Saúde e Turismo", disse o governador
 
Contrário às expectativas pessimistas em relação ao turismo durante o Carnaval devido a greve parcial de PMs, Wagner afirmou que houve manutenção da procura por passagens e hotelaria em relação a 2011. "Não houve cancelamento de pacotes turísticos no Carnaval. No sábado teve um aumento da procura", garantiu. Além disso, foi registrado um gasto de R$ 518 milhões por turistas em toda o a Bahia durante a folia momesca. Quanto à segurança nos bairros periféricos de Salvador, houve reforço da Força Nacional neste Carnaval.
 
Carnaval para a pipoca
 
O aumento do número de trios sem cordas neste Carnaval foi destacado durante a coletiva. Segundo o secretário de Cultura, Albino Rubim, o "aumento de blocos sem cordas é muito positivo e é uma tendência". Jaques Wagner agradeceu os artistas que desfilaram em blocos sem cordas durante a folia.
 
O carnaval do Centro Histórico também foi comentado. "Vamos continuar trabalhando para diversificar ainda mais o Carnaval no Pelourinho", garantiu o governador.
 
A coletiva foi realizada no auditório da Fundação João Fernandes da Cunha, antigo Clube Cruz Vermelha, no Campo Grande. Estavam presentes o governador Jaques Wagner, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, o delegado chefe da Polícia Civil, Helio Jorge, e os secretários estaduais de Comunicação, Turismo, Cultura, Saúde e Segurança. (Correio)

DOXICICLINA,ANTIBIÓTICO DA DÉCADA DE 60,DEMONSTRA EFICÁCIA CONTRA TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) mata quase 2 milhões de pessoas por ano no mundo, e é cada vez mais resistente aos antibióticos utilizados para tratá-la, mas há poucos novos medicamentos em desenvolvimento. A doxiciclina foi introduzida em 1967 e é utilizada para tratar uma vasta gama de infecções bacterianas, mas até agora não foi reconhecida por ser eficaz contra a TB.No entanto, estudo, publicado na American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, sugere que a doxiciclina pode parar o crescimento de bactérias e também prevenir que a doença danifique os pulmões.No ano passado, os pesquisadores na Imperial College London descobriram que a TB aumenta a produção de uma enzima chamada MMP-1, e que esta enzima é responsável pela destruição do tecido pulmonar.
Agora, eles descobriram que a doxiciclina suprime a produção da enzima destruidora de tecido nas células humanas infectadas pela tuberculose. Eles descobriram também que a doxiciclina inibe diretamente o crescimento das bactérias em porquinhos da índia - um resultado surpreendente pois a droga tem sido amplamente utilizada como um antibiótico por mais de 40 anos, mas não foi considerada eficaz contra a TB."O tratamento da tuberculose manteve-se inalterado por mais de 30 anos, e estirpes totalmente resistentes aos medicamentos estão surgindo, por isso há uma necessidade real de novas drogas. Como a doxiciclina é barata, segura e amplamente disponível em todo o mundo em desenvolvimento, pode ser um tratamento útil para a TB que pode ser utilizado em locais com poucos recursos. Nossos resultados até agora são promissores, mas foram observados apenas em células humanas e modelos animais. Esperamos realizar um ensaio clínico em breve para testar se a doxiciclina é eficaz no combate à tuberculose nos pacientes", disse Paul Elkington, do Departamento de Medicina da Imperial College London, que liderou o estudo.Os pesquisadores descobriram evidência adicional do efeito antibiótico da doxiciclina em bactérias da TB cultivadas em um caldo. Quanto maior a concentração de doxiciclina, menor é a taxa de crescimento bacteriano.Eles também estudaram pacientes com TB infectados pelo HIV na África do Sul para procurar mais provas de que a MMP-1 é responsável pela destruição do tecido pulmonar. Eles descobriram que as concentrações desta enzima foram suprimidas nas pessoas com infecção por HIV avançada, explicando pela primeira vez por que estes pacientes não sofrem uma destruição pulmonar tão extensa quando têm TB.
FONTE ISAÚDE.NET

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Remédio usado para prevenir câncer de mama pode causar perda óssea significativa

Estudo da ‘Lancet Oncology’ comparou efeitos do medicamento sobre a densidade óssea

RIO - Um remédio que tem sido apontado como eficaz na prevenção do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa com alto risco de desenvolvimento da doença, e é bastante usado, parece piorar significativamente as perdas ósseas relacionadas com a idade, de acordo com um artigo publicado no site da revista "Lancet Oncology".
- O exemestano piora a diminuição da densidade óssea mineral relacionada à idade em cerca de três vezes, mesmo quando há ingestão adequada de cálcio e vitamina D - explica Angela Cheung da University Health Network, em Toronto, no Canadá, autora do estudo.
Os inibidores de aromatase funcionam pela supressão da produção de estrogênio e são os tratamentos padrões para mulheres na pós-menopausa na fase inicial do receptor hormonal positivo do câncer de mama. Mas apesar de ser geralmente bem tolerado, preocupações foram levantadas sobre seus efeitos nas perdas ósseas e o maior risco de fratura. Até agora, um dos problemas com a obtenção de provas claras sobre seu impacto sobre a saúde óssea era que a maioria dos estudos usava, para efeitos de comparação, o tamoxifeno, um tratamento com conhecidos efeitos benéficos para os ossos das mulheres nesta fase da vida.
Estudos preliminares sugerem que o exemestano, um inibidor de aromatase de terceira geração de esteróides, pode causar perda óssea menor que outros inibidores de aromatase e poderia até mesmo estimular a formação óssea.
Nesta análise, Cheung e seus colegas relatam os resultados de um estudo sobre a estrutura óssea e a estrutura óssea mineral de pacientes incluídos no ensaio de Prevenção Mamária 3 (MAP.3), para quantificar o efeito do exemestano sobre a densidade mineral óssea e a estrutura óssea em mulheres na pós-menopausa.
O ensaio MAP.3 randomizado examinou o efeito do exemestano na prevenção do câncer de mama em mais de 4500 mulheres saudáveis ​​na pós-menopausa com alto risco de desenvolver a doença (por exemplo, com histórico familiar). O exemestano reduziu o risco de desenvolver câncer de mama em 65%, comparado com os efeitos de um placebo. 351 mulheres sem osteoporose foram incluídas no estudo sobre os ossos, 176 receberam a substância e 175, placebo. A densidade mineral óssea foi medida por dois métodos.
Após 2 anos de tratamento, as mulheres que receberam exemestano tiveram uma perda significativa de densidade mineral óssea na extremidade distal do rádio (um local comum para as fraturas relacionada à osteoporose) e na tíbia distal, em comparação com os resultados no início do estudo.
Além disso, no grupo que recebeu exemestano, a espessura e área cortical diminuíram quase 8%, em comparação com uma queda de 1% no grupo placebo. O exemestano afetou substancialmente a perda de osso cortical, em comparação com o osso trabecular. Esta descoberta é importante porque a maioria das fraturas (80%) na velhice resulta de maior perda de osso cortical, em vez do osso trabecular e influencia a maior parte dos casos de incapacidade.
Os autores alertam, no estudo: "As mulheres que consideram usar exemestano para a prevenção primária do câncer de mama devem pesar os riscos e benefícios individuais para as mulheres que tomam o medicamento, fazer monitoramento ósseo regular e a suplementação adequada de cálcio e vitamina D. São necessários estudos a longo prazo para avaliar os efeitos de nossas conclusões sobre o risco de fratura."

Exame de ressonância magnética mostra se a pessoa é pedófila, aponta pesquisa

Estudo revela atividade cerebral diferente em voluntários que estão em tratamento

RIO - Identificar com grande exatidão se uma pessoa é ou não pedófila já é possível, graças ao uso de escâneres cerebrais, afirma Jorge Ponseti, da Seção de Medicina Sexual da Universidade de Kiel, na Alemanha, ao site do jornal espanhol "El Mundo". O pesquisador publicou um estudo sobre o assunto no último número da revista "'Archives of General Psychiatric".
A pesquisa foi realizada com "24 pedófilos, que admitiam sua condição e que se sentiam atraídos por meninos e meninas antes da puberdade, e recebiam tratamento na instituição alemã. Todos foram comparados com 32 adultos saudáveis", de acordo com o relato do estudioso. Assim, os especialistas puderam confirmar que, efetivamente, a resposta cerebral aos estímulos sexuais, visto com ressonância magnética funcional, contém informação suficiente para identificar aos pedófilos “com grande exatidão".
Alguns ensaios anteriores encontraram diferenças na anatomia cerebral dos que se sentem atraídos sexualmente por menores, "mas estas mudanças estruturais não foram confirmadas através de diferentes estudos.
- Nós não tínhamos interesse em saber em que parte do cérebro se encontram as diferenças anatômicas, apenas se existem diferenças funcionais e se podem servir para uso diagnóstico individual - relata.
Foram mostradas aos participantes do estudo, que tinham entre 20 e 50 anos, uma série de fotos com conteúdo erótico.
- As imagens eram mostradas apenas durante um segundo. Neste tempo, o cérebro reage ao estímulo antes que a pessoa se dê conta disso, motivo pelo qual a resposta não pode ser enganosa. Além disso, para termos certeza de que estavam atentos às imagens, trocávamos as fotos por outras em que aparecia somente um círculo verde - detalha o estudioso.
Os dados revelam que as áreas do cérebro que atuam nos mecanismos de recompensa, quando gostamos de algo, e que estão relacionados com a sexualidade, são similares no grupo de pedófilos e no grupo de controle. O que acontece é que a resposta neurológica dos pedófilos diante de imagens eróticas, é diferente das reações das outras pessoas.
Posteriormente, os cientistas alemães realizaram uma segunda análise em que se comparava a atividade neurológica de cada participante com a de ambos os grupos, o de pedófilos e o de controle.
- Finalmente, conseguimos estabelecer se um pessoa tinha altas ou baixas probabilidades de ser pedófilo. Em 95% dos participantes esta decisão foi correta - reconhece ele. - E tudo com 100% de especificidade (a probabilidade de que para um sujeito saudável se obtenha um resultado negativo na prova) e 88% de sensibilidade (a probabilidade de que para um sujeito doente se obtenha na prova um resultado positivo).
Ponseti esclarece ainda que, durante a realização do estudo, foi muito discutida a aplicação da ressonância magnética como ferramenta de diagnóstico da pedofilia e os aspectos éticos que a rodeiam.

Ministério da Saúde: pacientes com próteses PIP ou Rofil trocarão implantes dos dois seios

Caso não haja suspeita ou confirmação de ruptura após exame físico e de imagem, mulheres deverão ser reavaliadas em três meses.

RIO — Em caso de suspeita ou confirmação de ruptura de próteses PIP ou Rofil, os hospitais habilitados do SUS e os particulares deverão trocar os implantes feitos nos dois seios. É o que determina portaria publicada hoje pelo Ministério da Saúde, oficializando as orientações dadas em janeiro às brasileiras que têm este tipo de prótese.
As demais diretrizes contidas na nova portaria já haviam sido divulgadas: nos casos em que não houver, aparentemente, indício de ruptura das próteses, a paciente deverá ser reavaliada em três meses. Mulheres que têm história de câncer de mama são exceção: neste caso, as próteses deverão ser trocadas mesmo que não haja indícios de rompimento no diagnóstico de imagem, se houver alteração no exame físico. As instruções completas estão no portal do Ministério da Saúde.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Inscrições para Força Nacional do SUS vão até 10 de fevereiro


O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições para a FNSUS, destinada aos profissionais de saúde que pretendem atuar em situações de desastre e calamidade pública.
Quem pode participar? Médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores de veículos de serviços de urgência e emergência, profissionais de saúde de hospitais universitários, institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal.
O banco de cadastrados é organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os voluntários de acordo com cada situação de emergência.
Os profissionais de saúde cadastrados passam por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo a critérios definidos.
O cadastro para atuar na Força Nacional do SUS pode ser preenchido aqui.

Solmáforo: protegendo a população dos raios UV


Imagem: Optoelectrónica Icalma
Poluição, aquecimento global e câncer de pele são 3 coisas que têm crescido nos últimos anos, uma sendo a causa da outra. O aumento da poluição resultou em uma diminuição da camada de ozônio, como observado pela OMS (Organização Mundial a Saúde). A consequência é um aumento da radiação ultravioleta (UV) recebido por nós, especialmente nos olhos e na pele. Esse tipo de exposição causa queimaduras, que mais tarde se transformam em manchas, rugas e, nos piores casos, câncer de pele. Como é impossível manter as pessoas fora do alcance do sol durante o dia, a alternativa escolhida é a prevenção.
No Chile, país em que os raios UV aumentaram em 10% e os casos de câncer de pele têm crescido muito, foi instalado o que chamam de Solmáforo, produzido pela empresa Optoelectrónica Icalma em conjunto com a CONAC (Corporacion Nacional Del Cancer). É um sistema que alerta sobre os níveis de radiação ultravioleta durante o dia e sugere ações de proteção para os efeitos adversos que isso pode causar sobre a pele.
Por exemplo, você está caminhando pelo centro da cidade e se depara com o Solmáforo. Ele dirá quanto tempo você poderá ficar exposto ao sol sem sofrer nenhum risco. As medições são classificadas como: baixa, média, alta, perigosa e extrema. Para cada uma delas, uma dica de proteção fica disponível no painel. Se a radiação está alta, o recomendado é usar protetor solar e chapéu e a exposição ao sol deve ser de 21 a 40 minutos para brancos e 38 a 60 minutos para morenos.
Imagem: Optoelectrónica Icalma
O aparelho foi instalado em vários locais públicos e movimentados do país. A intenção é conscientizar a população sobre o uso de protetor solar e controlar os casos de câncer. Não seria legal se o Solmáforo fizesse parte das ruas brasileiras? Mas não vamos esperar isso acontecer para começar a se proteger do sol!

Campus Party traz proposta sustentável para seus participantes


Para quem ainda não ficou sabendo, hoje começou o Campus Party Brasil 2012! É o maior encontro de comunidades da internet do mundo. Milhares de brasileiros com seus computadores ficarão acampados no Anhembi Parque para compartilhar conhecimento, momentos, ideias e experiências.
Uma das ideias que será apoiada no evento é a Virada Sustentável. As ações ligadas à sustentabilidade e tecnologia – como ativismo socioambiental digital, soluções de mobilidade urbana, lixo eletrônico, entre outros – estarão espalhadas pelo acampamento geek, formando o Campus Verde.
A presença de um campuseiro com uma roupa especial onde guardará todo o lixo que produzir durante o Campus Party (como latinhas de refri, embalagens, recibos, etc.) chamará a atenção de todos para tratar sobre um assunto importante: a quantidade de lixo que geramos na sociedade e muitas vezes nem percebemos.
Imagem: Campus Party
O Campus Verde também contará com as coletas de lixo eletrônico, pois como sabemos, o descarte inadequado de aparelhos eletrônicos contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde da população.
Os participantes poderão ver a exposição de robôs gigantes feitos a partir de sucata eletrônica descartada incorretamente, como celulares antigos e teclados de computador.
Imagem: Campus Party
Para conscientizar os usuários da internet sobre a importância da sustentabilidade, uma série de debates será feito na mesa redonda. Os assuntos serão: mídias sociais e ativismo sócioambiental, tecnologia e soluçãos de mobilidade e empreendedorismo social.
Para conferir as exposições do evento você não paga nada. Vale a pena ver o que o mundo da internet pode fazer pelo meio ambiente.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Para que a criança se conscientize sobre a importância da saúde bucal, é fundamental que os pais a orientem desde cedo
Ensinar bons hábitos de higiene bucal é uma das melhores lições de saúde que você pode transmitir ao seu filho. “O ideal é estimular uma rotina saudável, incentivando-o a escovar os dentes - no mínimo três vezes ao dia - e a usar fio dental diariamente”, orienta o dentista Flávio Luposeli.

Até que complete 6 anos, os pais devem escovar os dentes da criança, pois, nessa fase, ela ainda não tem coordenação para realizar a higiene corretamente. “A partir daí, deixe que escove sozinha, mas a ajude sempre que necessário”, diz Flávio. Para que a limpeza seja eficiente, e o pequeno encontre prazer na tarefa, siga as dicas:

- Explique o passo a passo para seu filho: escove primeiro as superfícies internas dos dentes; em seguida, as áreas voltadas para a bochecha; e, por fim, limpe as faces superiores, usadas para a mastigação. “As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, e o movimento precisa ser suave, para frente e para trás”, afirma o dentista.

- Ensine-o a usar o fio dental uma vez ao dia. O pequeno pode, a partir dos 4 anos, contar com a ajuda dos pais, porém, ao completar 8, já deve usá-lo sozinho.

- Escolha uma escova macia, com o desenho de seu personagem preferido.

- “Coloque uma pequena quantidade de creme dental e não deixe que seu filho engula o produto”, alerta Flávio. Experimente o gel Close Up, que tem diversos sabores, proporciona uma sensação refrescante por mais tempo, oferece máxima proteção anticáries e deixa os dentes brancos e fortes. Ele vai adorar!

- Reforce a rotina da escovação: quando a criança acabar de comer, encaminhe-a para a pia do banheiro.

- Sempre que possível, faça da escovação uma atividade em família, pois os pequenos adoram imitar os pais.

- Depois da escovação, dê parabéns e diga que a sua boca está limpa, cheirosa e refrescante, pois todos os bichinhos foram embora.